Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Toxina Botulínica - Botox

    

     Em 1993 em Paris em um congresso de Dermatologia e estética, assiti uma aula falando sobre a toxina botulinica, no tratamento para rugas de expressões na região frontal e região periorbicular ( pé de galinha). Nesse momento , lembro muito bem quando estava assistindo a aula, achei um absurdo esse tipo de tratamento, e nem imaginava que um dia ia utiliiza -la e que hoje a toxina botulínica é uma das técncas muito utilizada na maioria dos consultórios dermatológicos.

    A toxina botulinica é utilizada na oftalmologia no caso de estrabismo e na neurologia nos casos de espasmos e distonia. Além de ser usada para aliviar a ruga de expressão, também é utilizada para hiperhidrose axilar, palmo plantar, cranio facial e  a sudores gustatória. Há também pesquisa no flush ou rubor cutâneo, fenômeno de Raynaud e para o controle da dor na neuralgia herpética.  

    A toxina botulínica bloqueia a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular , provocando fraqueza ou paralisia da musculatura e também cessa a produção de suor na glandula sudorípara quando o objetivo é tratar a hiperhidrose.

    A toxina botulínica é produzida por várias cepas de Clostridium botulinum, mas as disponiveis para uso médico são as cepas A e B sendo a A a mais potente e eficaz no bloqueio da liberação da acetilcolina.

    No  Brasil há três toxina botulinica tipo A: Botox® 100U(Allergan Pharmaceuticals)-USA , Dysport®500U ( Beaufour Ipsen Products)- Inglaterra  e Prosigne®100U(Lanzhou Institute of Biological Products) -  República Popular da China. 

     A resposta pode ser observada em 2-5 dias, com o pico de ação em cerca de 15 dias e duração em torno de 3 a 4 meses.Ver imagem em tamanho grande

 

Esses são os locais que podem ser feitos, embora hoje há outras utlizações, como exemplo trabalhar o platisma, melhorando o pescoço e outros.

 

      Um dos efeitos colaterais que pode ocorrer é ptose palpebral.

     Portanto, a toxina botulinica é uma das técnicas que realmente veio para ficar e essa técnica associada a outras auxiliam muito no rejuvenescimento.

 

 

Fontes: www.pubmed.com.br

 

Randomized, Placebo-Controlled Study of a New Botulinum Toxin Type A for Treatment of Glabellar Lines: Efficacy and Safety.

Autores: Brandt F,Swanson N,Baumann L,Huber B

Revista: Dermatol Surg (Dermatologic surgery : official publication for American Society for Dermatologic Surgery [et al.]). Idioma: Inglês

Volume: Páginas: Data: 2009 Jun 22

 

 

 

 

 

Safe botulinum toxin type A injection in patients with history of eyelid ptosis.

Autores: Ghalamkarpour F,Aghazadeh Y,Odabaei G

Revista: J Cosmet Dermatol (Journal of cosmetic dermatology). Idioma: Inglês

Volume: 8 Edição: 2 Páginas: 98-102 Data: 2009 Jun

 

 

 

The efficacy and safety of a new U.S. Botulinum toxin type A in the retreatment of glabellar lines following open-label treatment.

Autores: Rubin MG,Dover J,Glogau RG,Goldberg DJ,Goldman MP,Schlessinger J

Revista: J Drugs Dermatol (Journal of drugs in dermatology : JDD). Idioma: Inglês

Volume: 8 Edição: 5 Páginas: 439-44 Data: 2009 May

 

 

 

 

 

BOTOX cosmetic for lip and perioral enhancement.

Autores: Gordon RW

Revista: Dent Today (Dentistry today). Idioma: Inglês

Volume: 28 Edição: 5 Páginas: 94-7 Data: 2009 May

 

 

 

Development of Future Indications for BOTOX((R)).

Autores: Brin MF

Revista: Toxicon (Toxicon : official journal of the International Society on Toxinology). Idioma: Inglês

Volume: Páginas: Data: 2009 Jan 27