Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

OBESIDADE MÓRBIDA E SINDROME METABÓLICA

    

 

 

 

 

No Congresso de Sindrome Metabólica e Obesidade  realizado nesse fim de semana na cidade de São Paulo abrangeu temas muitos interessantes sobre o tempo da  atividade fisica que deve ser feito, o tipo de exercício , os exames cardiorespiratórios que devem ser avaliados antes e durante o tratamento da obesidade.

     Foi discutido sobre a importancia da sibutramina no tratamento de obesidade como tratamento de primeira linha e as questões que devem ser resolvidas sobre sua provável retirada das Farmácias pela Anvisa. Apresentaram trabalhos sobre novas drogas que ainda não foram aprovadas pelo FDA.

     A importancia da adesão do tratamento da obesidade com os pacientes foi muito abordado.    

     Os ácidos graxos essencias , os monoinsaturados e os poliinsaturados na melhora da lipedemia e  sobre a "maionese "que antes era considerada uma vilã, hoje é vista com bons olhos, porque ela é rica em ácido graxos poliinsaturados.

     Além de muitos trabalhos apresentados e interessantes como o pseudo tumor cerebral que ocorre em obeso mórbido causando uma hipertensão cerebral, podendo chegar a cegueira em alguns casos descritos e a cirurgia bariàtrica é um dos tratamentos indicados. Outro trabalho mostrou as ínjurias que a gordura trans causa no hipotáloma de ratos.

     A estatística de obesidade no Brasil vem crescendo muito, as pessoas se alimentam mal e  com hábitos sedentários, nesse congresso só veio confirmar a importancia da Dieta e da Atividade física para TODOS , sendo a atividade física considerada hoje como uma indicação terapêutica para os médicos e  enfatizaram que o tratamento da obesidade é multidisciplinar, necessita de médicos, nutricionistas, professores de educação física e fisioterapeutas e todos esses profissionais  juntos devem lutar para que essa patologia ( obesidade) seja controlada.