Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Exercicios faciais no rejuvenescimento

 

      A pele, com o passar do tempo, vai se tornando flácida, tanto a flacidez muscular como a flacidez da própria pele, uma das condutas para tratamento para manter a tonicidade da pele e dos musculos faciais é a ginástica facial , a qual fortalece a  musculatura ( mímica e mastigação ) e suaviza as rugas e linhas de expressão .

      Os exercicios ajudam também na melhora da oxigenação do tecido, do metabolismo celular e aumenta a circulação sangúinea.

       O tratamento feito com 16  sessões de exercícios isotõnicos, isométricos, isocinéticos, massagens, manipulações faciais e orientações aos cuidados faciais mostrou  uma redução das medidas de projeção do sulco nasogeniano ao tragus e  também proporcionou o equilibrio entre essas medidas.

       Há também um aparelho ( Excitador Facial ) idealizado para concentrar e aumentar a eficácia dos exercícios propostos para a reeducação dos músculos faciais, em especial os músculos bucinadores e zigomáticos. Esse aparelho facilita a prática fonoaudiológica mioterápica  bem como a fisioterápica e a estética faciais, reduzindo o número de exercícios , minimizando o tempo de reeducação  e facilitando a prática no domicílio. Em um periodo de 3 meses de tratamento foi constatado siginificativo fortalecimento dos músculos faciais com o uso desse aparelho.

       A face, o pescoço e o colo também precisam de exercício físico como o corpo , para mantê- los com aspecto firme e jovial , a ginastica facial é mais um caminho para cuidarmos melhor da nossa pele.

 

 

  

 Fonte - www.bireme.org

Fonoaudiologia e estética facial: estudo de casos/ Speech therapy and facial esthetic: cases studies

Autor(es): Paes, Carolina; Toledo, Paula Nunes; Silva, Hilton Justino da
Fonte: Rev. CEFAC; 9(2): 213-220, abr.-jun. 2007. ilus, gra,

Uso do exercitador facial: um estudo preliminar para fortalecer os músculos faciais/ Usage of the facial exerciser: preliminar study to strengthen facial muscles

Autor(es): Jardini, Renata Savastano Ribeiro
Fonte: Pro Fono; 13(1): 83-89, mar. 2001. ilus, tab
tab