Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Envelhecer

Envelhecer é uma doença? Essa questão é muita discutida entre os médicos e uma abordagem nas ultimas décadas sobre o envelhecimento mostra várias teorias e as mais comumente aceita são as dos radicais livres .
O papel da dieta no envelhecimento da pele é altamente controversa devido os dados científicos disponíveis serem limitados , mas com os estudos da vitamina D percebeu que a ingestão dessa vitamina era muito baixo em relação a idade e com esse dado começou os estudos do papel da nutrição ,da glicação e da oxidação no envelhecimento da pele. ( Draelos ZD - 2013)
Por um outro lado , Uma dieta fora dos padrões considerados saudáveis leva à um aumento na produção de radicais livres e aumento na oxidação da moléculas de glicose ( fenômeno de glicação) levando também ao envelhecimento.
Portanto, os antioxidantes , que combatem os radicais livres, são indicados para tratamento oral ou tópico assim como também uma orientação alimentar.
Hoje , muitos alimentos são citados na dieta para ter uma melhora na pele, para evitar câncer e manchas como a romã, castanha do Pará, brócolis , morango, molho de tomate e outros.
A ROMÃ ( Punica granatum) o extrato da fruta contém um ingrediente natural o ácido Elágico que inibe a produção de melanima ( pigmento da pele) sendo eficaz no clareamento da pele , além da vitamina C que age como um potente antioxidante. ( Rana J et col 2013). Então o extrato de Romã quando tomado via Oral pode ser utilizado como um agente clareador e eficaz para a pele. ( Yoshimura M et col 2005).
A CASTANHA DO PARÁ é rica em Selenio que é considerado um
componente chave contra o stress oxidativo e tem o potencial de prevenir doenças crônicas . O SELENIO que esta presente na CASTANHA DO PARÁ, . associado com BROTO DE BRÓCOLIS tem o potencial de melhorar as propriedades anticancerigenas do BROTO DE BRÓCOLIS . ( Abdulab R et col 2009). O BRÓCOLIS tem um composto ativo que é o SULFORAFANO que induz a desintoxicação de substâncias cancerígenas do organismo e ajuda na redução do danos causados pela irradiação ULTRA VIOLETA na pele. ( Hampton T 2007) .
Outra fruta que tem forte atividade antioxidante e anti - inflamatória é o MORANGO ( Fragaria * Ananassa) contém vários polifenois e os principais componentes são as antocianinas que tem uma ação fotoprotetora no ser humano diminuindo os danos da radiação UV-A a qual induz lesões discretas do DNA como também aumenta os radicais livres que levam a uma grande variedade de doenças de pele . Então o extrato de MORANGO tem uma atividade fotoprotetora em fibroblastos ( células que formam o colageno na pele) aumentando a viabilidade celular e diminuindo os danos do DNA . ( Giampieri et col 2012).
Outros nutraceuticos considerados importantes na abordagem do fotoenvelhecimento cutâneo são o LICOPENO encontrado no TOMATE que pertence à família dos carotenoides que são também potentes antioxidantes eliminando os radicais livres , o outro é o EXTRATO DE ACEROLA rico em Vitamina C e o EXTRATO DE SEMENTE DE UVA cujo componente importante é o Resveratrol que ajuda manter a longevidade saudável pelo fato de atuar neutralizando os danos dos radicais livres intra-celulares e reparando os efeitos visíveis da pele envelhecida. ( Costa A et col - 2012)
Então envelhecer é doença? Uma mudança está havendo quanto ao envelhecimento . Como vimos o conhecimento de como devem estar presentes os nutrientes na composição da alimentação , como determinar o estado nutricional para cada um , isso leva a uma vida mais saudável e mais equilibrada além de outros recursos que não citamos aqui , porém envelhecer faz parte de nossas vidas e cada dia é um aprendizado e uma necessidade de cada momento e vamos seguindo a vida como ela é, mas sempre se cuidando, isso é o mais importante.