Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Cosméticos, Cosmecêuticos e Medicamentos

    Os cosméticos são produtos que não modificam as condições fisiológicas da pele, agem na epiderme(camada superficial da pele), não precisam de estudos cientificos para sua comprovação e eficácia e logo são comercializados, exemplo os hidratantes.

 

   Os cosmecêuticos são definidos pelos produtores de cosméticos como produtos que agem na derme (camada profunda da pele), esse termo cosmecêutico é muito útil no sentido de alterar funções da pele, causando benefícios, sem as desvantagens que as drogas carregam, exemplo os acidos alfa-hidroxiácidos , vitamina A ( retinol), vitamina E, vitamina C,etc.

 

    Medicamentos são substâncias que modificam a fisiologia da pele,deve ter estudos que comprovem seu efeito terapêutico, sua segurança e eficácia ao serem submetidas à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA) no Brasil e nos Estados Unidos pela Food and Drugs Administration (FDA) como exemplo o ácido retinoico e devem ser receitados pelos médicos, assim também como alguns que são considerados como cosmocêuticos, dependendo da concentração se tornam medicamentos pois podem causar efeitos adversos.

 

    Entre os países,  eles podem ser considerados diferentes , como exemplo, o filtro solar na Europa e no Brasil é tido como cosmético , já nos Estados Unidos  como medicamento.

    Na verdade, os cosmecêuticos não são inofensivos como um cosmético, mas também não são medicamentos.

 

 

 

Fontes - www.pubmed.com

 

 

A ciência do cosmecêutico: cosmético ou droga?/ The cosmeceutical science: cosmetic or drug? Autor(es): Monteiro, Érica de O; Baumann, Leslie S Fonte: Rev Bras Med; 65(n.esp): 22-25, ago. 2008.

 

 

Cosmetics and drugs. Is there a need for a third group: cosmeceutics?

Lavrijsen AP, Vermeer BJ.

Br J Dermatol. 1991 May;124(5):503-4. No abstract available.

PMID: 2039730 [PubMed - indexed for MEDLINE]

 

 

Cosmetology, cosmetics, cosmeceuticals: definitions and regulations.

Millikan LE.

Clin Dermatol. 2001 Jul-Aug;19(4):371-4. Review. No abstract available.

PMID: 11535376 [PubMed - indexed for MEDLINE]Artigo Original