Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Abstrats interessantes do pub med

Pub Med  Abstrats

 

    Maio 2012, 11 (5) :600-8.

    Diclofenac gel de sódio a 3%, para a gestão de ceratose actínica: 10 + anos de evidência acumulada de eficácia e segurança.

    Fonte

    Dermatoloty e Laser Centro de Maui, Havaí, EUA. drgeorgemartin@aol.com

    Abstrato

    JUSTIFICATIVA:

    Diclofenac gel de sódio a 3% (Solaraze ®) ganharam aprovação EUA para o tratamento de queratose actínica (AK) mais de 10 anos atrás. Desde a publicação das centrais estudos de Fase 3, numerosos estudos clínicos têm avaliado o uso desta terapia em uma variedade de áreas do corpo, populações especiais, e combinações inovadoras.

    OBJETIVO:

    Para fornecer uma atualização abrangente sobre os dados clínicos e pesquisas sobre o uso do diclofenaco de sódio gel 3% em AK.

    MÉTODOS:

    Revisão da literatura.

    RESULTADOS:

    Evidências de estudos pré-clínicos suporte que o mecanismo proposto de diclofenac de sódio 3% gel pode incluir ciclo-oxgenase-2 (COX-2) a inibição, a inibição da angiogénese, e na indução de apoptose. Uma revisão da literatura identificou 17 publicações (além dos 2 estudos piloto) no uso do diclofenaco de sódio gel 3% para AK. A fase 4 estudo aberto relatou que 58 por cento dos pacientes obtiveram folga completa das lesões alvo a 30 dias de avaliação pós-tratamento; entre os pacientes que foram avaliados em um ano pós-tratamento, sustentada a longo prazo de apuramento de lesões QA foi observada. Estudos comparativos activas demonstraram eficácia comparável de diclofenac de sódio 3% gel com 5-fluorouracilo e imiquimod a 5% 5%. Publicações sobre a eficácia do diclofenaco de sódio gel 3% para AK dos lábios relatório taxas de depuração completos comparáveis aos relatados para outras áreas do corpo. Diclofenac de sódio 3% gel também demonstrou eficácia para limpar lesões QA em populações imunossuprimidas. Utilização sequencial de diclofenac de sódio 3% em gel com a criocirurgia ou terapia fotodinâmica tem sido investigada e pode surgir como uma abordagem útil para alguns pacientes.

    CONCLUSÕES:

    Diclofenac de sódio 3% gel tem um único mecanismo de acção proposto em AK que pode envolver a inibição da COX-2, a inibição da angiogénese, e na indução de apoptose. Na última década, numerosos estudos clínicos têm demonstrado que essa terapia tópica para ser eficaz e bem tolerado para o tratamento de AK.

    PMID:
    22527428
    [PubMed - indexado para o MEDLINE]