Piracicaba / SP - quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Rejuvenescedores faciais - fator de crescimento e preenchedores

   

 

 

 A força da gravidade não é a única determinante do envelhecimento facial, a perda de volume, incluindo a do tecido mole e osso , é importante na patogênese dos estigmas do envelhecimento. Técnicas de rejuvenescimento desenvolvidas para reverter essas alterações atróficas tem demonstrado excelentes resultados e levam à resultados cada vez mais natural.

    Durante a última década, o uso de produtos não cirúrgico para corrigir defeitos de contorno facial e sinais de envelhecimento da pele tem explodido. Uma das modalidades não cirurgicas utilizadas durante esse período, foi a dos preenchedores cutâneos, como exemplo, o ácido hialurônico que promete uma maior longevidade, menos efeitos colaterais, uma aprência mais natural e uma administração mais fácil.

    Mudanças na pele associadas com perda da elasticidade e turgor devido o envelhecimento melhoram significantemente com micropunturas de ácido hialurônico em gel de origem não animal ( NASHA, Restylane, Vital, Q-Med).

    Os preenchedores são numerosos e os produtos disponíveis atualmente tem efeitos que podem durar de alguns meses e muitos anos, há os biodegradáveis ( durabilidade de 12 a 18 meses), outros lentamente biodegradáveis ( 2 a 5 anos), enquanto outros são implantes permantentes. A desvantagem dos peenchedores biodegradáveis é a sua curta duração. Há também os semipermanentes ( ácido polilático ), mas dependendo do local e da sua diluição pode causar granuloma especialmente nos lábios.

    Outro peenchedor Hidroxipatita de Cálcio quando injetado no subcutãneo ( 0.1 a 0.2 ml ), na região nasolabial após 6 meses da aplicação, através de biopsia , concluíram que  a longo prazo, houve deposição de colágeno novo em torno da microsfera do preenchedor.

    Outra modalidade são os fatores de crescimento, além do seu papel crucial na cicatrização de feridas cutâneas, também são benéficos  para o rejuvenescimento da pele. Eles atuam na proliferação de células da pele e estimulam a formação do colágeno. Quando utilizados 2 vezes ao dia durante 2 meses na forma de creme, apresentam resultados benéficos na rugosidade da pele.

    Além dos preenchedores e dos fatores de crescimento temos também outros cosméticos e não podemos esquecer dos inúmeros lasers e do botox que em uma associação de tratamentos , o grau de insatisfação do paciente melhora e o melhor que acontece é que a autoestima ressurge.

 

fonte - www.bireme.br

 

 Human growth facto and cytokine skin cream for facial skin rejuvenation as assessed by 3D in vivo optical skin imaging

-Gold MH - Godman MP; biron J

J Drugs Dermatol; 6(10): 1018-23, 2007 Oct.

Juvederm: a hyaluronic acdi dermal filler.

Autor(es): Monheit GD; Prather CL

Fonte : J Drugs Dermatol;6(11):1091-5,2007 Nov.

Volume loss  versus gravity:new concepts in facial aging.

Autor(es): Donth AS; Glasgold RA; Glasgold MJ

Fonte: Curr Opin Otoringol Head Neck Surg; 15(4):238-43.2007 Aug.

Rejuvenating inflence of a stabilized hyaluronic acid-based gel of nonanimal origin on facial skin aging.

Autor(es): Kerscher M; Bayrhammer J; Reuther T

Fonte: Dermatol Sug;34(5):720-6.2008 May.

Non-hialuronic acid fillers

Autor(es): Thioly-Bensoussan D

Fonte: Clin Dermatol;26(2):160-76,2008 mar-Apr.

Calcium hydrixiopatite filler for facial rejuvenation: a histologic and facial histochemical analysis.

Autor(es):Berlim AL, Hussan M; Goldberg DJ.

Fonte: Dermatol Surg;34 Suppl1:S64-7,2008 Jun.